domingo, 29 de abril de 2012

Focando o olhar desviado


"Olhe nos meus Olhos" trata-se de uma oportunidade de perscrutar o mundo a partir da sensibilidade e percepção de um portador da síndrome de Asperger. Frustrações da infância e dificuldades no entendimento de sutilezas (determinantes) no mundo corporativo são descritas por John Elder Robison, que só aos 40 anos foi diagnosticado como Asperger.

Morador de uma pequena cidade estadunidense, o menino John tinha pouca interação com outras crianças, que preferiam não brincar com ele. Os adultos não o consideravam menos estranho e o jovem foi constantemente reprimido por seu comportamento inadequado. A falta de entendimento das questões humanas não se mostrava no relacionamento com as máquinas e as habilidades para consertos e aprimoramentos tornaram-se convites para a prestação de serviços. John foi contratado e reconhecido por seu talento e determinação, ocupando diferentes cargos em ramos distintos.

Crises no âmbito familiar permearam sua adolescência e parte da vida adulta, aliando-se à rejeição de um mundo externo desconhecedor das peculiaridades de pessoas como John. A capacidade de resiliência do autor é notável e o diagnóstico tardio fez com que ele, já mais experiente, pudesse compreender e explicar seu comportamento (além de sensações e pensamentos) em episódios anteriores.
Entrevista recente do autor: (em inglês)
http://www.thetowerlight.com/2012/04/qa-with-author-john-elder-robison/