quarta-feira, 30 de março de 2011

Enfim, a inspiração!



Eis que surgiu a tal inspiração!
Sem ser "blogueira parasita", mas baseada no

http://newbioetec.blogspot.com/2011/03/dia-mundial-de-conscientizacao-do.html

escrevo agora sobre um tema a mim muito interessante: autismo.
Disse-me uma vez um colega: você tem que ser menos "autista"! Eu ri. Anos depois, após muitas experiências, sigo sua sugestão, sou menos tímida e fechada. interajo mais com as pessoas. Inclusive por meio do blog.

Mas o autismo sem aspas não é uma conseqüência da timidez ou de traumas psicológicos. É uma síndrome relacionada ao afeto e á interação social, perceptível na infância. Afeta aproximadamente uma em cada cem crianças no mundo e suas causas são ainda indeterminadas.
O autista tem uma interpretação mais literal do mundo e dificilmente compreende metáforas. Atêm-se a imagens e podem se sentir altamente perturbados com ruídos desconhecidos, ainda que não sejam em baixo volume.
São pouco interessados em outras pessoas, mas constantemente apegam-se a objetos inanimados. Muitas vezes preferem não ser tocados e podem rejeitar abraços e qualquer forma de contato físico.
Adaptam-se a rotinas e têm dificuldade em aceitar mudanças. Podem se mostrar inseguros e agressivos se houver algo diferente no ambiente ao qual estão acostumados, ou alguma alteração em suas atividades ou no horário em que ocorrem.
E cabe a nós, "socialmente adaptáveis", a tentativa de entender melhor seu mundo tão particular e tentar tornar a realidade que os cerca menos desconfortável ou assustadora.

Mais informações sobre autismo: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?44
Sinopse de filmes sobre o tema: http://www.autismonossahistoria.com.br/node/27
Antiga reportagem na Superinteressante: http://super.abril.com.br/superarquivo/2000/conteudo_118894.shtml

E sim, eu tenho um irmão diferente. Não exatamente autista, nem portador de uma síndrome específica (ao menos nada "catalogado"). Mas ele tem comportamento um pouco semelhante ao dos autistas e conviver com ele foi determinante em minha formação de personalidade. Curiosamente, o dia de conscientização sobre o autismo coincide com meu aniversário.
Conviver com irmão mais novo estimula o deficiente a querer progredir, imitando o irmão. Talvez por isso eu tenha sido gerada. Não seria exagerado dizer que muito de mim veio com meu irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário