quarta-feira, 20 de julho de 2011

Convite à Paralisação em 1º de Agosto de 2011



Há quase dez anos, ocorreu o movimento "Fora Collor", em que a população saiu às ruas para pedir o Impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. As fotos, muitas já em preto e branco, lembram um passado cinza, mas que o Brasil não deve esquecer. Cinzas são o que parece ter restado do empenho de incendiar (pacificamente) as ruas e pôr no "Tribunal do Santo Ofício" os "pecadores da política". A "inquisição" não precisa se valer da violência, mas da demonstração da indignação. Não aquela resumida à tela do computador, mas que seja realmente notável e cause constrangimento (leia-se vergonha ou apreensão) aos que vendem indulgências na campanha eleitoral e, posteriormente, levam o "rebanho" ao purgatório socioeconômico.

Nossa cidadania não deve "passar em branco" em fases negras da política, pois ela esteve presente até para escrever com o vermelho do sangue o fim da ditadura militar.
Talvez seja hora de colorir novamente as ruas (e faces) e reinventar os "Caras Pintadas", que exigiram a retirada de Fernando Collor do poder.



Este ano surgiu a proposta de uma manifestação em todo o Brasil, organizada por meio de redes sociais. A ideia é simples: no dia 1º de Agosto, segunda-feira, os adeptos devem parar suas atividades profissionais e sair às ruas com uma camiseta com a mensagem "hoje eu parei". O movimento tem discussões entre adeptos em diversos blogs e comunidades do Orkut.



O governo deve atender às necessidades do povo e não tornar-se o sustento de seu acúmulo de bens e de anos de corrupção. Melhorias na política são um direito da população jovem e adulta e, possivelmente, a melhor herança aos nossos descendentes. Sejamos ativistas com a participação consciente nas urnas e (quando necessário) nas ruas.

Vídeo da campanha: http://www.youtube.com/watch?v=2Hrn7a6UU9I

Nenhum comentário:

Postar um comentário