quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Olhos Fechados



O REM, banda estadunidense de Athens(Georgia), formada nos anos 80, decretou hoje o fim de sua carreira.

A trajetória do grupo começou em 1979, quando o vocalista Michael Stipes,
estudante de artes nascido em Decatur e vivendo em Athens, conheceu o guitarrista Peter Buck, funcionário de uma loja de discos. Michael é o rapaz à esquerda, na foto acima, ainda com cabelos. Posteriormente, seria mais conhecido pela imagem de terno, com uma faixa azul desenhada no rosto, na região dos olhos, usada nos shows.



Talvez pela incursão de Michael nas artes, a banda tenha como característica videoclipes exóticos, como Stand http://www.youtube.com/watch?v=AKKqLl_ZEEY&feature=relmfu. , It's the End of the World http://www.youtube.com/watch?v=Z0GFRcFm-aY&feature=related e Überlin: http://www.youtube.com/watch?v=ZITh-XIikgI&feature=fvwrel

Os dois rapazes tornaram-se amigos e passaram a dividir um apartamento. Posteriormente, numa festa, foram apresentados aos músicos que completariam a banda: O baixista Mike Mills e o baterista Bill Berry. A primeira apresentação do quarteto foi na festa de aniversário de um amigo, numa igreja abandonada. Depois vieram performances em bares e restaurantes.


Na foto, o cabeludo à esquerda é Peter, seguido por Michael e Mike (que na primeira foto é o rapaz ao lado de Peter).

A repercussão trouxe propostas, para as quais era preciso o "batismo" da banda. Após várias tentativas fracassadas , surgiu uma medida drástica: os integrantes decidiram ir a uma casa alugada e beber um litro de cachaça (cada um). Deveriam escrever com um pedaço de carvão, nas paredes, todos os nomes que viessem à cabeça. No dia seguinte, limpando as paredes, encontraram o que viria a ser adotada como nome da banda: a sigla REM (do inglês "Rapid Eye Moviment", ou "movimentos rápidos dos olhos". Não estes que você faz enquanto lê o texto, mas os do quinto estágio do sono, no qual ocorrem os sonhos). Os primeiros trabalhos tiveram ampla aceitação nas rádios universitárias.

Coincidentemente, a banda está associada ao meu despertar para o rock internacional, na pré-adolescência. E antes que seja feita uma alusão maldosa à sigla, dizendo que as músicas do grupo "dão sono", vale lembrar que mesmo marcada pelo sucesso Losign my Religion http://www.youtube.com/watch?v=if-UzXIQ5vw&ob=av3e, foi intérprete de sucessos mais "animados", como Shiny Happy People http://www.youtube.com/watch?v=iCQ0vDAbF7s e Animal http://www.youtube.com/watch?v=rBYd--pPFT4&ob=av2e



A banda chegou a fazer um intervalo após a turnê de 1988, no qual Michael dedicou-se à pesca, Michael à sua produtora de vídeo, Mike a projetos paralelos e Peter, que também toca bandolim... ao ócio criativo. O retorno trouxe o álbum mais bem sucedido da banda, lançado em 1991.

Todo sono tem seu fim e os integrantes resolveram acordar para novas possibilidades. Willian ("Bill") Thomas Berry aposentou-se da música em 1997. A banda continuou a gravar sem ele, tendo sucesso com músicas como Imitation of Life http://www.youtube.com/watch?v=0vqgdSsfqPs&ob=av3n. O último álbum, lançado em 2004, teve letras mais politizadas e recursos sonoros distintos dos anteriores. http://www.youtube.com/watch?v=Hyk-Vdd_Qrk&feature=relmfu

Em nota divulgada há algumas horas, a banda decretou seu fim.



Como sonhos que preencheram a mente de quem dorme e valem a pena ser lembrados ao acordar, as produções originais e performances notáveis merecem ser conferidas. Felizmente, ao contrário dos sonhos, puderam ser registrados de modo a preservar detalhes e seu conhecimento pode ir além dos relatos de quem imaginou.
Supernatural http://www.youtube.com/watch?v=_We6ubpUHZs&feature=relmfu

Nenhum comentário:

Postar um comentário